Quem não entende a diferença, classifica todos os gastos como despesas ou como custos, sendo 8 ou 80.
Esclareceremos os conceitos de ambas as nomenclaturas:
- CUSTOS são gastos de bens ou serviços com objetivos de serem utilizados na produção de outros bens e serviços.
Exemplo: matéria-prima comprada e imediatamente utilizada na produção, e a energia gasta no setor industrial.
- DESPESAS são gastos consumidos diretos ou indiretamente para a obtenção de receitas. Outro conceito é que despesas são redutores de Patrimônio líquido e que há característica de sacrifícios no processo de obtenção de receitas.
Exemplo: salário de colaboradores, comissão, ou a energia gasta pelo administrativo.
É possível observar que conceitualmente, se analisarmos no ambiente industrial, a nomenclatura que habitualmente utilizamos como CUSTO DO PRODUTO VENDIDO que assim aparecerá na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), o uso do termo “custo” não estaria totalmente correto, já que custo é um gasto necessário na produção de novos bens. Logo o termo mais correto seria “despesa”, que é o somatório de itens que compõem o custo de fabricação que então serão vendidos.
Fonte: Contábeis
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