Entre os pontos de atenção a serem considerados ao lidar com a concessão de férias coletivas, estão o planejamento antecipado, considerando a sazonalidade e a demanda da companhia. Além disso, informando os trabalhadores com antecedência, eles poderão se programar e aproveitar o período de descanso. Para isso, é preciso uma mensagem transmitida de forma clara e antecipada, indicando as datas, duração e quais procedimentos devem ser seguidos.
Não é obrigatório toda a empresa tirar férias coletivas, mas os profissionais do mesmo setor, com a mesma função, deve ser no mesmo período.
A equipe deve estar atenta ao cumprimento das leis trabalhistas e requisitos a serem seguidos, com critérios de imparcialidade, e a contabilidade, ao cálculo e provisionamento do valor das férias proporcionais que serão pagas para os colaboradores, incluindo a remuneração prevista, o terço e possíveis adicionais, bem como, ao controle de horário e jornada dos colaboradores, se houver parcela dos funcionários que não participará.
⚠️ Conte com o apoio do seu contador, que realizará as estimativas de forma correta para que prazos sejam cumpridos e todas as informações estejam em conformidade.
Fonte: Thaís Ribeiro Niedzwiecki
#feriascoletivas #planejamento #leis #leistrabalhistas #remuneracao #empresa #contabilidade #negocios #contador