Pix, novo sistema de pagamentos

Pix, entra em vigor hoje (16)

Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, entra oficialmente em funcionamento nesta segunda (16).

O que vai ocorrer na prática

O novo sistema de pagamentos instantâneos, vai transformar toda conta (corrente, poupança, de pagamento ou uma carteira digital) em um grande sistema de pagamentos que concorrerá com cartões e maquininhas.

Como o Pix irá funcionar?

Com o aplicativo financeiro que o usuário já tem, será possível mandar dinheiro para outra pessoa ou empresa de maneira instantânea, independentemente de qual seja a instituição de recebimento.

As transações poderão ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, e acontecerão de maneira gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais.

O que será possível pagar com o Pix?

Neste primeiro momento, estarão disponíveis os pagamentos entre pessoas e entre empresas e os pagamentos de compras e das GRUs (guias de recolhimento da União).

a GRU pode servir para o pagamento de taxas, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, expedição de certificados por universidades públicas federais, multas, entre outros.

Ainda, segundo o Banco Central, será possível, implementar, o pagamento de impostos, contas de água, luz e telefone, porém ainda não há data prevista para a implementação.

O que dizem sobre o Pix

O Pix, trará, muitas oportunidades para expandir o mercado de meios de pagamentos, para o diretor de desenvolvimento de negócios da Fiserv, Rodrigo Climaco.

“Do lado do varejo, muitos já buscam entender como poderão trazer valor agregado para seus consumidores”, disse.

Do lado do consumidor, o gerente de produtos da companhia, Alexandre Moreira, também afirmou que espera uma adoção rápida.

O que muda são a relação dessas pessoas com as instituições financeiras e não financeiras, que fica mais simples, e a bancarização.”

O Banco Central também planeja ainda trazer outras funcionalidades.

Convide Serviços contábeis https://convide.cnt.br

Fonte: Folha press, publicado em Portal Contábil SC https://portalcontabilsc.com.br/