INVESTIMENTOS EMPRESARIAIS: COMO TOMAR DECISÕES FINANCEIRAS INTELIGENTES

Você sabe o que é tomar decisões financeiras inteligentes para investimentos empresariais? São aquelas baseadas no maior número de informações e dados possíveis. Analisar os dados financeiros de uma empresa é fundamental para o empreendedor que pretende investir. Outro ponto importante é buscar entender a tendências de mercado e identificar as oportunidades de investimento, para saber quais riscos e oportunidades está exposto.

Resumindo: para tomar decisões financeiras inteligentes é preciso verificar a saúde financeira da empresa e conhecer o movimento do mercado. Veja os principais dados financeiros que precisam ser levados em conta:

* Preço das ações da companhia;
* Lucro por ação (EPS);
* Receita financeira da empresa;
* Margem de lucro;
* Relação entre preço/lucro (P/E);
* Fluxo de caixa livre;
* Preços e volumes negociados por último;
* Relação dívida/patrimônio líquido;
* Retorno sobre o patrimônio líquido;
* Fluxo de caixa operacional;
* Indicadores de mercado;
* Relatórios de analistas;
* Notícias do setor.
Veja como tomar decisões eficientes e garantir uma gestão financeira inteligente:

1) Faça constantemente o controle financeiro de sua empresa. Utilize, de preferência, um software gerenciador financeiro, que contém as informações com mais exatidão e são confiáveis.

2) Elabore um orçamento contemplando todas as linhas de receitas, despesas e custos da companhia. Dessa forma, você conhecerá melhor a natureza de sua empresa e entenderá melhor os impactos de cada decisão que irá tomar.

3) Produza relatórios gerenciais, acompanhe o desempenho de sua empresa e faça comparações com o orçamento elaborado no item anterior, para assim garantir o acompanhamento da performance e o controle financeiro do empreendimento.

4) Preste atenção no Fluxo de Caixa. Ele precisa estar sempre em seu radar. Consolide as entrada e saídas, faça previsões e as atualize, semanalmente, com os extratos bancários.

5) Use técnicas de análise financeira ao tomar uma decisão. Construa um plano de negócios, levante os impactos e os riscos e oportunidades. Levante e analise os dados e simule impactos e resultados. Observe o comportamento da empresa para planejar os resultados. Analise tecnicamente a viabilidade dos investimentos para garantir êxito na tomada de decisão.
Fonte: Contábeis