5 CILADAS FINANCEIRAS DE INÍCIO DE ANO E COMO EVITAR

No início do ano, muitas pessoas acabam comprometendo suas finanças, enfrentando desafios financeiros. Por isso, a organização financeira é importante, evitando maiores complicações.O especialista Jair Rottini, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, listou 5 ciladas financeiras de início de ano, e como evitá-las. Confira:


● Dívidas das festas de fim de ano – faça um levantamento detalhado e estabeleça um plano para quitar essas dívidas, priorizando as com maiores taxas de juros.


● Impostos e despesas anuais – deixe uma reserva do 13º para pagamentos sazonais do 1º trimestre.


● Promoções e liquidações – promoções de início do ano podem ser tentadoras, mas, antes de fazer qualquer compra, avalie se precisa do item, evitando comprometer o orçamento.


● Reajuste de mensalidades – fique atento às mudanças e ajustes que costumam ocorrer no início do ano. Se possível, negocie descontos ou condições de pagamento mais detalhadas.


● Falta de reserva de emergência – eventos inesperados, como problemas de saúde, podem surgir a qualquer momento. Portanto, é de extrema importância guardar parte do seu orçamento mensal para construir e fortalecer sua reserva de emergência.

Isso proporcionará tranquilidade financeira e evitará o acúmulo de dívidas em situações imprevistas.


Fonte: Contábeis

#financas #dividas #organizacaofinanceira #impostos #reservadeemergencia #contabilidade #negocios